PESQUISE NESTE BLOG

Carregando...

sexta-feira, 6 de maio de 2016

"Fragmento de um Sonho" (amarelo)

Como este é o Mês, cuja figura Feminina impera... Temos Marias, Mulheres, Mães... nossas postagens vão ser dedicas a elas, e o presente será refletido em flores...
Iniciamos o Mês com a postagem sobre o Jardim Botânico e Zoológico de Assunção, no Paraguai e a partir daqui prosseguiremos com flores, folhas e natureza, encontradas em nosso entorno!
 
De acordo com o site hierophant.com.br um “jardim é como um fragmento de um sonho e deve ser compartilhado por todo e qualquer usuário” (Michael Corajaud, paisagista francês). 
Mas, como a maioria dos jardins públicos de nossas cidades, apesar de belos e capazes de propiciar o aparecimento de diversas flores, coloridas e perfumadas, não possui uma infraestrutura adequada aos moradores e visitantes de todas as idades, resta-nos criar nossos próprios jardins. Não importa se moramos em apartamentos ou em residências com amplos espaços verdes, é preciso dar a devida importância às manifestações da natureza, às plantas e suas flores são uma das mais magníficas dessas revelações!
O referido autor e, de acordo com o site, despertou para uma ideia incrível: a de que o jardim pode ser um jardim dos sentidos, ou um jardim sensorial.
“O jardim sensorial tem como objetivo estimular o desenvolvimento e percepção dos quatro sentidos do corpo humano:  tato, através das texturas das diversas espécies de plantas; audição, utilizando-se fontes, pois o som emitido pela água é calmante e terapêutico; visão, através das cores exuberantes e, finalmente, olfato com os aromas das espécies, principalmente o agradável aroma das ervas e temperos[1]”! E por fim, o perfume das flores!
A partir desta ideia nós resolvemos fazer uma série de postagens aqui no Blog sobre as diversas plantas (e suas flores) que são cultivadas por minha mãe, nos arredores de nossa casa... Também acompanham algumas fotos de flores silvestres e/ou ao inverso, bastante aclimatadas ao cultivo doméstico, mesmo que não conheçamos os seus nomes (nem os populares, nem o científico). Trilharemos por diversas cores, tons, formas e "perfumes".
Para que não se torne uma postagem caleidoscópica, faremos por sensações de cor (aquilo que vemos a olho nu, derivando-se na lente da câmera), de flores coloridas, mas com a predominância da cor amarelo, nesta primeira Postagem.
Parece incrível, mas toda essa beleza em cor rosa são na verdade folhas modificadas para atrair polinizares, a flor desta bela planta de jardim é, na verdade, aquela pequenina em forma de estrela, amarelo, no lado direito da foto.
Flor silvestre.
Flores de NEOMARICA LONGIFOLIA.
Linda flor de ABÓBORA.
Flores de MANGA.
CANA DA ÍNDIA (amarela).
LÍRIO DO DIA DOURADO.
Flores de GIRASSOL.
Família dos GIRASSÓIS.
Lindas flores de SAUDADE.
Flor de pequeno CACTO.
Flores Silvestres.


[1] Disponível em: http://www.hierophant.com.br/arcano/posts/view/Nina/637 Acesso em ago. de 2015.