PESQUISE NESTE BLOG

Carregando...

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Santuário São Francisco das Chagas - Juazeiro do Norte/CE


“O benzimento do Santuário de São Francisco das Chagas, conhecido como a Igreja dos Franciscanos, foi em 06 de janeiro de 1956 depois de 6 anos da inauguração de sua pedra fundamental em 06 de janeiro de 1950”.
“(...) no seu teto, citações de nomes de famílias que contribuíram de alguma maneira para a obra erguida em estilo lombardo-saxônico e na forma de Cruz Latina Dupla. A imagem de São Francisco no altar-mor foi esculpida em Gênova, na Itália, e outra em um enorme pedestal é circundada pela Praça das Almas, que são passarelas suspensas como réplica à Praça de São Pedro no Vaticano. Sua torre de 45 metros de altura conta com um bonito relógio e mais oito sinos que tocam trechos do Hino a São Francisco. O estilo é Romano 'Lombardo'. O imenso Santuário de São Francisco das Chagas comporta cerca de 30 mil cristãos em época de romaria (...)1”.
“Em 1949, chegam os Capuchinhos a Juazeiro do Norte, por iniciativa do Padre Cícero Romão Batista (1844/1934), propagou-se a devoção às almas dos mortos. Com o tempo essa devoção cresceu de modo extraordinário e Juazeiro do Norte tornou-se um centro de afluência de peregrinos com a conhecida 'Romaria das Almas', entre 30 de outubro e 2 de novembro. Os romeiros acorrem de todos os Estados do Nordeste e de outras regiões do Brasil. A Festa das Almas é para os romeiros uma ocasião de graça e de bênção. Eles têm consciência e convicção disso. O Santuário de São Francisco é também sede da Paróquia do mesmo nome, confiada aos Frades Capuchinhos. A presença fraterna missionaria dos Frades foi despertando no coração do povo de Juazeiro e dos romeiros e romeiras um grande amor e devoção a São Francisco das Chagas. A semente lançada pelos primeiros frades, com amor e dedicação, foi cultivada por todos os demais frades, até a fraternidade atual que, em Juazeiro, trabalham com muito amor2”.
Então, se não dá pra conhecer o Vaticano, contente-se com o Juazeiro do Norte, porque é um local lindo!
_________________