PESQUISE NESTE BLOG

Carregando...

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Ribeirópolis - cidade de Sergipe, Brasil


“Emancipada em 18 de dezembro de 1933, Ribeirópolis [o que significa: cidade de Ribeiro] antes era chamada de Saco do Ribeiro, um pequeno lugarejo que pertencia à Vila de Itabaiana/SE. Segundo consta em alguns escritos da época, a povoação deu-se pelo fato de aumentar cada vez mais a comercialização na feira livre, ou seja, o comércio informal. Essa foi a razão maior pela qual vários habitantes chegaram a elevar tal lugar à categoria de cidade. (...). Um aspecto hilariante foi a formação do nome, que pela lenda local, advém de um visitante forasteiro que habitava aqui e tinha um saco em mãos. Porém, todo o mistério e os questionamentos estão exatamente nos objetos que ele carregava como bagagem, já que nunca mostrou a ninguém nem explicou o porquê deste saco. Para alguns, um ciganoi”.
Localiza-se a uma latitude 10º32'22" sul e a uma longitude 37º25'00" oeste, estando a uma altitude de 293 m. A população estimada em 2010 era de 17.173 habitantes, segundo o IBGE. Possui uma área de 26.364 km².
Esta é umas das praças no Centro da pequena cidade.
Praça com fonte.
A Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus.
Mais uma praça central, na qual se encontra a escultura do "Cigano", que remonta ao primeiro nome da Cidade, quando o vilarejo ainda pertencia a Itabaiana/SE.
Ainda nos acabamentos da escultura e da estrutura em seu entorno.
iDisponível em: http://ribeiropolis.se.gov.br/ConhecaRibeiropolis.html Acesso em nov. De 2015.