DESCANSO PARA LOUCURA: Juazeiro do Norte/CE - olhares na cidade

PESQUISE NESTE BLOG

domingo, 27 de dezembro de 2015

Juazeiro do Norte/CE - olhares na cidade

“Juazeiro do Norte está situada no Sul do Ceará, ocupando uma área de 248 km² com população de quase 300 mil h. A cidade tem na figura do Padre Cícero Romão Batista um marco na construção da religiosidade, da cultura do seu povo e de acontecimentos políticos do Cariri. Quando o sacerdote chegou em abril de 1872, cavalgando num jumento, era apenas um arraial com algumas casas de tijolos e uma rústica capela. Graças a ele, Juazeiro é considerado um dos maiores centros de religiosidade popular da América Latina, atraindo 1,5 milhão de fiéis por ano, os quais vêm reverenciar Nossa Senhora das Dores e Padre Cícero que introduziu uma política de fé, amor e trabalho, tornando-se um mito para o povo nordestino. Nas romarias, a cidade se transforma em um centro de devoção com missas, bênçãos, procissões, novenas, peregrinações e visitações, além de extraordinário mercado de artesanato regional e artigos religiosos (...)”.
“Levas de católicos passaram a visitar o povoado em busca dos conselhos e da benção do ‘Padim Ciço’. O vilarejo foi crescendo com a abertura de novas ruas e a construção de casas tudo no entorno da fé popular. Surgiam os pequenos negócios com melhores perspectivas e o Padre Cícero sempre aconselhando: ‘em cada casa um santuário e em cada quintal uma oficina’. Os espaços sagrado e econômico se entrelaçaram com o trabalho e a fé caminhando juntos a ponto de servir como alicerce para o desenvolvimento de Juazeiro[1]”.

Que falar de Juazeiro do Norte? Simplesmente uma cidade que sabe, mesmo com o passar de décadas e o trampolim da política, usar-se racionalmente daquilo que foi arduamente construído e estimulado pelo Padre Cícero... O seu esforço não foi em vão e Juazeiro do Norte se expande em meio a aridez da terra!
Em novembro de 2013 nós havíamos feito uma simples postagem, aqui no Blog, sobre esta incrível cidade; nesta etapa iremos mais longe e detalharemos mais sobre :
- Capela do Socorri;
- Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores;
- Santuário São Francisco das Chagas;
- Paróquia do Sagrado Coração de Jesus (dos Salesianos) e,
- Colina do Orto.
Vamos ver algumas modestas fotos da cidade de Juazeiro do Norte/CE.
Marco numa das Praças centrais.
Carnaubais.
Feirinhas.


[1] Disponível em: http://www.juazeiro.ce.gov.br/Cidade/Historia/ Acesso em set. de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEGUIDORES