PESQUISE NESTE BLOG

Carregando...

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Museu Histórico de Londrina/PR

“O Museu Histórico de Londrina foi inaugurado em 18 de setembro de 1970, na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Londrina e a partir de 1974 tornou-se órgão suplementar da Universidade Estadual de Londrina, vinculado academicamente ao Centro de Letras e Ciências Humanas”.
“Desde 10 de dezembro de 1986, ocupa o prédio da antiga Estação Ferroviária de Londrina, que por suas linhas arquitetônicas constitui-se em marco histórico da origem inglesa da colonização de Londrina e do Norte Novo do Paraná”.
“A missão do Museu é desenvolver ações de resgate, preservação e divulgação do patrimônio cultural de Londrina e região, procurando tornar visível a trajetória histórica de sua sociedade; dar suporte ao ensino, pesquisa e extensão e promover a reflexão crítica da realidade histórica, contribuindo para a renovação e a melhoria da qualidade de vida e da dimensão cultural da população. O Museu possui três setores: Setor de Imagem e Som, Setor de Objetos e Setor de Biblioteca e Documentação[1]”.
Na ocasião da visita a Londrina, no início deste ano, havia uma greve que abarcava especialmente as áreas da educação e da cultura, de modo que os principais Museus da cidade estavam fechados e para nós foi possível, apenas, apreciá-los por fora (e de fora)...
Há uma beleza incrível em toda a estrutura do Museu.
Os jardins ajudam a enfeitar ainda mais.
O sabiá se fez presente sem cerimônia.
Alguns objetos puderam ser vistos.
Resquícios da antiga estação e da linha férrea.