PESQUISE NESTE BLOG

Carregando...

sábado, 26 de abril de 2014

Sintra, Lisboa/Portugal

 Sinônimo de palácios, jardins, praias, museus, castelo e arquitetura etc.
"Sintra é uma vila portuguesa; área Metropolitana de Lisboa. É sede de um município com 317km² de área e 377 835 hab. (2011), subdividido em 20 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Mafra, a leste por Lourdes e Odivelas, a sudeste pela Amadora, a sul por Oeiras e Cascais e a oeste pelo oceano Atlântico".
"A Vila de Sintra inclui o sítio Paisagem Cultural de Sintra, Patrimônio Mundial da UNESCO[1]".
"O Palácio da Pena é um dos mais extravagantes do país, talvez do continente. Erguido no topo da Serra de Sintra, a 500 m de altitude, apresenta uma miscelânea de estilos".
"Há também o Cabo da Roca, que é o extremo da Europa, o seu ponto mais ocidental. 'Onde a terra se acaba e o mar começa', como definiu o poeta Luís de Camões. Claro que merece um flash".
"Do largo em frente ao palácio de Sintra avistam-se sinistras ameias de um forte inacessível. Essas são as ruínas do Castelo dos Mouros, silencioso marco da ocupação árabe na região".
"O Museu do Brinquedo é a perdição das crianças. Lá estão reunidos mais de 40 mil objetos que João Arbués Moreira foi colecionando ao longo de mais de 50 anos. São bonecas de porcelana, carrinhos de latão, soldadinho etc.".
"O pequeno Palácio de Queluz fica a apenas 15Km centro de Lisboa, a meio caminho de Sintra. Tem um valor extra para os brasileiros: abrigou a família real antes da fuga histórica".
"O Palácio de Sintra, encontra-se sobre as fundações de edificações árabes, ao longe o palácio é facilmente identificado por seu inusitado e robusto par de chaminés cônicas das cozinhas, de 33 m de altura".
"Sintra não é feita apenas de palácios, jardins e quintas fidalgas; existem belas praias pelas redondezas. A da Adraga e a das Maçãs ficam em vilas bem peculiares. A Praia Pequena e a Grande, entre outras".
"A Vila de Sintra permite um passeio pelas ruas estreitas, tortuosas e de paralelepípedos; e tem que ser feito bem devagar. Só assim dá para admirar a sucessão de vitrines repletas de curiosidades".
"E a Quinta da Regaleira é um lugar místico que surgiu dos hábitos excêntricos do carioca António Augusto Carvalho Monteiro, um milionário com ascendência portuguesa (...)[2]".
A partir destas fotos, pertencentes a um dos Palácios de Sintra.
 
 

 
 
 
 
 
 
Residências/palácios bem comuns em Sintra.
 
 
 
  
 
 
O dito Palácio de Sintra e suas grandes chaminés.
 
 
 
 
 
 
Parte do Castelo dos Mouros, em meio a floresta.
 
 
 
 
 
 
 
 
Começamos a ver o Palácio da Pena: lindo, imponente, misterioso, etc.

 
 
 
 
 
 
Abaixo se estende a cidade.
 
 
 
 
 
 
 

[1] Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sintra Acesso em jan. de 2014.