PESQUISE NESTE BLOG

Carregando...

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Salvador - capital da Bahia/Brasil



“(...)Salvador é a cidade-sede da Região Metropolitana de Salvador, popularmente conhecida como Grande Salvador. Além dela, encontram-se outros doze municípios na área metropolitana (...). Com 3.574.804 hab. é a sétima região metropolitana mais populosa do Brasil (IBGE, 2010) e uma das 120 maiores do mundo[1](...)".

“A conquista portuguesa do território onde se encontra Salvador começou em 1501, quando a Baía de Todos os Santos recebeu seu nome e um padrão português foi instalado na Barra. Por volta de 1510, já existia um povoado com índios e europeus, que dava assistência aos navios de passagem. Em 1536, foi fundada uma vila na Barra”.

“A Cidade do Salvador foi fundada em 1549 pelo primeiro governador do Brasil, Thomé de Souza. Foi planejada e construída para ser a capital da América Lusitana, dando início à colonização efetiva do Brasil (...). Nesse ano de 1549, o município já possuía pelo menos cinco igrejas: Graça, Vitória, Escada, Conceição da Praia e Ajuda”.

“Nos séculos 17 e 18 era uma das maiores e mais importantes cidades da América, com grande atividade portuária com Portugal e suas colônias na África e na Ásia. Época em que Portugal dividia, com a Espanha, a hegemonia dos mares”.

“Até o início do século 19, era a maior cidade do Brasil e a segunda maior do Império Lusitano, depois de Lisboa. Em 1808, Salvador tornou-se a primeira sede da Coroa Portuguesa, no Brasil”. 

“Hoje, a cidade abriga cerca de 3 milhões de habitantes e volta a ser a terceira maior do País. A cultura é rica, com importantes contribuições dos portugueses, indígenas e dos africanos. A cidade guarda um inestimável patrimônio histórico[2](...)".

[1] Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Salvador_%28Bahia%29 Acesso em jan. de 2014.
[2] Disponível em: http://www.bahia-turismo.com/salvador/salvador.htm Acesso em jan. de 2014.

 
 
 
 
Região do Forte.
 
 
 
Interior da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim.
 
"A grade das Promessas", na mesma Igreja.
 
 
 
 
Explorando o charmoso Pelourinho.
 
 
 
 
Ao lado do grande Zumbi (sua estátua)!
Chegamos ao Mercado Modelo.
Avistamos o belo Elevador Lacerda.
 
 
 
 
 
 
 
 
Na região do Rio Vermelho.
 
 
 
Mercado Modelo.
Mercado Modelo.