PESQUISE NESTE BLOG

Carregando...

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - 2014

Todos os anos o Povoado de Serra da Mandioca, distante cerca de 12km da cidade de Palmeira dos Índios/AL, Nordeste do Brasil, realiza uma Festa religiosa e cultural, em honra às graças alcançadas, por meio da intercessão de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Em meados de fevereiro a comunidade se prepara instrumental e espiritualmente para tal realização. Os 9 dias anteriores à culminância da Festa são regados com novenas diárias (no início de cada noite) e missas, na Igreja do Povoado. A abertura, por sua vez, trás a Imagem da Santa, do Povoado vizinho: Serra de São José, em procissão, com fiéis (nos veículos) entoando cânticos dedicados e ladainhas específicas.
O encerramento ocorre devidamente no sábado: com missa, leilão e parque de diversões, bem como atração musical. Mas antes, durante a tarde, a Imagem da Santa percorre as casas (no entorno) em busca de donativos (prêmios) que serão leiloados logo que se encerrar a missa, a noite.
No domingo, último dia de Festa, há uma procissão pelas principais estradas do Povoado, culminando com uma missa final (ainda pela manhã) e durante a tarde, uma cavalgada!
As pessoas recebem a Imagem com todo carinho e devoção!
"Nesta procissão" em busca de donativos em prol da Santa, a imagem é abrigada do sol, com sombrinha.

Estátua recente de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Igreja de mesmo nome, Povoado Serra da Mandioca.
 

 
 
 
 
Os moradores colocam as Imagens que possuem no lado de fora de suas casas!
Aos poucos a Procissão de encorpa e ganha mais e mais fiéis.
 
 
 
Neste houve um capricho a mais: tapete com flores de ipê amarelo.