PESQUISE NESTE BLOG

Carregando...

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Canafístula de Frei Damião

Todos os anos o Distrito de Canafístula de Frei Damião, agregado ao Município de Palmeira dos Índios (agreste de Alagoas) festeja religiosamente o Frei Damião de Bozzano. Ele era conhecido como o ‘Apóstolo do Nordeste’, que por vários anos esteve no distrito realizando as Santas Missões, que atraiam milhares de católicos para ouvir a palavra de Deus.
Então, “algo em torno de 20 mil pessoas visitam Canafístula; são fieis vindos de vários estados nordestinos, que a cada ano, formam caravanas e participam durante todo o dia das homenagens. Para o evento é montada uma estrutura com segurança, ambulâncias, barracas, para que possa garantir o bem-estar do público presente.  São efetuados cânticos, louvores, orações, sendo que o ponto alto da festa é a missa campal. Frei Damião sempre teve um carinho muito grande pelo povo e pelo Distrito de Canafístula, onde era recebido com carreata e por milhares de pessoas que se mantinham na comunidade, durante todo o período em que ele se encontrava no local. Em suas pregações, Frei Damião pregava o amor de Deus, o perdão e a caridade, no entanto era duro ao criticar o aborto e o sexo antes do casamento[1]”.

“Frei Damião nasceu em Bozzano, município de Massarosa, Província de Lucca, na Itália, aos 05 de nov. de 1898. Foi o segundo dos cinco filhos do casal Félix e Maria Giannotti, camponeses italianos de sólida formação cristã e católica (...). Frei Damião partiu para a casa do Pai, aos 98 anos de idade, cercado pela oração de seus confrades, da equipe médica que dele cuidara e sob a melodia de cânticos e hinos[2]”.
O distrito é um importante polo de existência e difusão da cultura religiosa. Em janeiro de 2012 “a Cruz da Jornada Mundial da Juventude, enviada pelo Papa João Paulo II aos jovens de todos os países do mundo e que representa a passagem dolorosa de Jesus Cristo pela Terra para a salvação da humanidade, foi lá recepcionada. A Cruz que passou por Canafístula em carro aberto esteve percorrendo o mundo (...)[3]”.
Em virtude das comemorações, como já foi dito antes, o distrito recebe grande quantidade de pessoas de outros Estados e de outras cidades. Dentro e no entorno do distrito é montada uma feira que oferece produtos locais e regionais (desde rapaduras até imagens de santos). Nesta postagem falamos sobre o beato que dá nome ao distrito e da festa em sua memória, e postamos fotos, principalmente, da feira.
Fieis param diante da Estátua ao Frei Damião e rezam. Distrito de Canafístula - Palmeira dos Índios/AL.
Pessoas de todas as idades visitam a festa e a feira - Distrito de Canafístula - Palmeira dos Índios/AL.
Diversos produtos à venda, nas bancas montadas. Distrito de Canafístula - Palmeira dos Índios/AL.
Essas 'micro máquinas' de costurar fizeram um grande sucesso na feira. Distrito de Canafístula.
Destaque entre esses produtos à venda, para as quartinhas (ou moringas, próximo ao canto esquerdo superior) - Distrito de Canafístula - Palmeira dos Índios/AL.
Diante do Padrinho: a fé e o pedido de saúde e chuva para o sertão; estátuas de Santos (dentre elas: a do Padre Cícero). Distrito de Canafístula - Palmeira dos Índios/AL.
Distrito de Canafístula - Palmeira dos Índios/AL.

Moradores e muitos visitantes - Distrito de Canafístula - Palmeira dos Índios/AL.
Quase uma multidão no Distrito de Canafístula - Palmeira dos Índios/AL.
Barraca com diversos produtos de "alumínio". Distrito de Canafístula - Palmeira dos Índios/AL.
À venda, borrachas para se fazer a peteca (estilingue). Distrito de Canafístula - Palmeira dos Índios/AL.
Distrito de Canafístula - Palmeira dos Índios/AL.
Que tal uns óculos? A luz intensa do sol do sertão, pede! Distrito de Canafístula - Palmeira dos Índios/AL.
Enfeites para a casa. Distrito de Canafístula - Palmeira dos Índios/AL.
Corujas singulares. Distrito de Canafístula - Palmeira dos Índios/AL.
Mais objetos com 'sintomas' sacros. Distrito de Canafístula - Palmeira dos Índios/AL.
Que tal um macaco de pelúcia; e os bonés?
Esse é um bom pedaço do município de Palmeira dos Índios/AL.