DESCANSO PARA LOUCURA: Museu Xucurus - Palmeira dos Índios/AL

PESQUISE NESTE BLOG

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Museu Xucurus - Palmeira dos Índios/AL

"O que a princípio parece ser um museu da cultura indígena, presente e viva na terra dos Xucurus, revela-se um surpreendente passeio por curiosidades históricas das mais diversas e inesperadas".

"A começar pelo próprio prédio do museu, uma antiga igreja construída pelos escravos em 1805 e que hoje abriga alguns dos cruéis instrumentos de tortura usados contra seus construtores, como o bizarro sino de "fujão e ladrão", colocado no pescoço da vítima, entre outras peças originais, ferramentas de terror usadas pelos colonizadores".
"Subindo as escadas da velha igreja, encontram-se armas indígenas e vestimentas da dança ritual do toré, que tem um visual bem impactante, além de tumbas de cerâmica com ossadas humanas dentro, chamadas de igaçabas.
Uma das peças que mais chama a atenção é o pequeno quarto em miniatura, que pertenceu ao menor homem do mundo, media 94 centímetros e viveu apenas 24 anos. Os recortes de jornal na parede mostram um repórter com o pequeno homem em pé na palma da mão".
"Há também diversos fósseis encontrados na região, instrumentos e ferramentas antigas como tesouras e cachimbos, entre outros pequenos pedaços de história que formam um mosaico fabuloso. Vale à pena conhecer".
"Além das peças internas, o próprio Museu em sua estrutura arquitetônica, se caracteriza como um importante produto e espelho da cultura palmeirense. No térreo, além do que descreveu sabiamente o nobre aventureiro, podem-se vistos o altar da antiga igreja do Rosário, máquinas e bugigangas antigas (como a cadeira de dentista); peças antigas de cerâmica (louças), lampiões e muito mais. No seguinte andar: fósseis, armas, cédulas e moedas, peças indígenas, dentre outros, componentes do acervo. O Museu é único, em toda a região e talvez singular em todo o Estado, levando-se em conta a quantidade e a variedade de seu acervo".
Indico ainda, com prazer, um excelente vídeo que está hospedado na página do YouTube.


Numa tomada inversa. Museu Xucurus - Palmeira dos Índios-AL.
MG e o Museu Xucurus - Palmeira dos Índios-AL.
Maria fumaça à disposição na frente do Museu Xucurus.
Peças antigas compõem o diversificado acervo - Museu Xucurus.
Cédulas antigas, dentre outras peças - Museu Xucurus.

Ainda mantém-se o altar, totalmente característico.


2 comentários:

  1. Fiquei muito feliz em ler este post, pois ele coloca em evidência um dos lugares da memória palmeirense que mais carece de atenção da sociedade e do poder público. Parabéns, Jalon!

    ResponderExcluir
  2. Eu que agradeço bastante sua visita e seu gosto favorável a esta postagem. Suas palavras são contributivas e verdadeiras. Aliás, você mesmo já contribuiu (e contribui) tanto com a evidência das belezas culturais do nosso município. Nós agradecemos!

    ResponderExcluir

SEGUIDORES