NOTÍCIAS FRESQUINHAS

Loading...

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Festa de St.ª Quitéria de Frexeiras/PE

Todos os anos, principalmente no mês de setembro, várias pessoas do entorno de Pernambuco: os estados de Alagoas, Sergipe e o Grande do Norte, Ceará e Bahia, especialmente, se deslocam para o município de São João, bem pertinho de Garanhuns - PE, para fazerem e pagarem promessas, em Santa Quitéria de Frexeiras. A milagrosa Santa obra milagres há décadas e é assim venerada por muitos devotos, necessariamente os pobres sertanejos.

Com a cidade de Palmeira dos Índios, em Alagoas, não poderia ser diferente: inúmeras pessoas se deslocam para Santa Quitéria de Frexeiras. Em 23 do corrente mês vários motoqueiros (mais ou menos cem motos) se concentraram a partir das cinco horas da manhã na Catedral Diocesana de Palmeira dos Índios; depois que o padre concedeu a bênção e os ungiu de água benta, todos rumaram em direção a Santa Quitéria: uns por devoção, outros por causa do prazer da aventura, dentre outros gostos.

Passaram por Bom Conselho – PE, povoados como Lagoa de São José, os acessos a Correntes, Sobral, Terezinha, dentre outras e finalmente Garanhuns, a belíssima e organizada “cidade das flores”. Por fim, Santa Quitéria de Frexeiras. E no retorno, ainda o Santuário da Mãe Rainha. No fim da tarde, quase todos de volta a Palmeira dos Índios - AL: realizados e felizes, por mais uma graça alcançada!

“(...) Os povoados de Frexeiras, Taquari e Volta do Rio, juntamente com a sede, formam o distrito de São João – PE. A data de criação de São João não é conhecida. Existe, porém, na prefeitura de Garanhuns, um termo, lavrado em 1855, que designa São João como seu 4º distrito. Em 1958 foi desmembrado de Garanhuns pela Lei estadual nº 3.280, de 25 de novembro, sendo constituído em município autônomo. A instalação ocorreu em 16 de maio de 1962[1]”. O santuário de Santa Quitéria se encontra no povoado de Frexeira.

Abaixo me usei de um artigo publicado por um “curioso e devoto” por aquele modesto lugar e destaco algumas passagens, indicando a página na internet, para quem quiser ler na íntegra:

“Criei-me ouvindo alguns benditos chorosos dos romeiros de Santa Quitéria de Flexeiras, e quando a vida me concedeu a independência, arraigado também de curiosidade, fui fazer uma visita à milagrosa imagem".

"Trata-se de um modesto vilarejo perdido no meridiano de PE, distando de apenas 09 quilômetros de Garanhuns, porém, Flexeiras pertence ao município de São João, que dista cerca de 231 km, do Recife. É um lugar sem atração comercial, mas que ao longo da historia de Sta. Quitéria que data do século XIII, conforme um livreto que é vendido no local da romaria, essa imagem veio de Portugal, mas precisamente da península ibérica (...). Não existe nenhuma igreja no local, apenas uma casa ostenta a piedosa imagem de Sta. Quitéria, com suas vestes que lembram a bandeira de Portugal, e ostenta em sua mão uma palma, como símbolo da vitória, e sobretudo de seu martírio, e em sendo muito milagrosa, Sta. Quitéria atrai para aquele local um número incalculável de devotos, normalmente dos estados nordestinos. Ao redor da casa-mãe, outras, foram sendo construídas por pessoas que atraídas pelo fluxo regular de devotos, passaram a comercializar objetos religiosos, e hoje até uma feira já se insinua no lugarejo, mormente aos domingos, existe realmente um comércio informal, com vendas de guloseimas, comidas típicas barracas com CD e DVD com hinos religiosos, violeiros, bodega vendendo cerveja e cachaça da boa, enfim, Sta. Quitéria de Flexeiras, é um lugar muito visitado, tantos por religiosos, quanto por turistas, pesquisadores e curiosos".

"Biograficamente, Quitéria é filha do governador Lúcio Caio Atílio Severo e Cálcia Lúcia Severo, de tradicional família portuguesa, porém, ambos idólatras, tendo nascido no século V da era Cristã (...).
(...) Quitéria, que recebeu de seu pai a cólera implacável da tirania, mandando martirizar a própria filha, isto ocorreu no dia 22 de maio de 477, sendo sua festa celebrada nesse dia como Santa Quitéria mártir. é lá em Flexeiras, o povo se reúne para festejar sua santa e pagar promessas, basta se ver a local dos ex-votos parece uma pinacoteca com a quantidade de fotos existentes, que atestam a fé do povo e as graças de Sta. Quitéria sobre seus devotos".

"As ofertas em dinheiro são muitas, semanalmente, para os donos que dirige e administram aquele velho casarão, que não é igreja nem santuário, assemelha-se mais um local de peregrinação. Atualmente, esse local pertence à família Guilherme, que são quatro herdeiros, sendo três filhos e sua mãe. (...) A Igreja Católica, não reconhece o local como santuário, padre não vai lá, mas há interesse por parte dela em adquirir e administrar o local (...)".

"No local existe também uma suposta fonte milagrosa, uma torneira derramando onde as pessoas se lavam, dois modestos museus, com imagens das nove irmãs em tamanho natural, sendo esculpidas em gesso e madeira e outros objetos de figuras sertanejas e até utensílios da época da escravidão, mas esse, paga-se dois reais para visitar, sendo o único lugar que é pago. Na minha modesta e pobre análise, senti mais uma exploração ao nosso bom povo sertanejo já tão calcinado pelas intempéries do tempo e dos governos, vi mais fé popular, que religião, mesmo num ambiente mesclado de todas as classes sociais, o local não possui o misticismo que envolve os centros religiosos[2]”.
 
Mais uma foto da referida parada em Posto de Gasolina. Grupo de Motoqueiros e Motoqueiras de Palmeira dos Índios - AL.
No referido povoado: Frexeiras, onde há a imagem de Stª Quitéria. Município de São João - PE.
No referido povoado: Frexeiras, onde há a imagem de Stª Quitéria. Município de São João - PE.
As pessoas lotam as duas principais ruas do referido povoado: Frexeiras, onde há a imagem de Stª Quitéria. Município de São João - PE.
No referido povoado: Frexeiras, onde há a imagem de Stª Quitéria. Município de São João - PE.
Bancas vendem desde roupas, passando por artigos religiosos e remédios caseiros e pomadas, dentre tantos outros. Povoado: Frexeiras, onde há a imagem de Stª Quitéria. Município de São João - PE.
Vendedor e "soltador" de foguetes. No referido povoado: Frexeiras, onde há a imagem de Stª Quitéria. Município de São João - PE.
Cruzeiro na letaral da rua principal - povoado: Frexeiras, onde há a imagem de Stª Quitéria. Município de São João  -PE.
Pequenas lojas para vender souvenir religiosos, principalmente. No referido povoado: Frexeiras, onde há a imagem de Stª Quitéria. Município de São João  -PE.
No referido povoado: Frexeiras, onde há a imagem de Stª Quitéria. Município de São João - PE.
Na entrada do Museu das Graças - Stª Quitéria de Frexeiras.
Crucificados, dentre eles Jesus. Esculturas em madeira, com  mais de 2 m de altura. Museu das Graças - Stª Quitéria de Frexeiras.
Jesus Cristo crucificado, em madeira. Museu das Graças - Stª Quitéria de Frexeiras.
Museu das Graças - Stª Quitéria de Frexeiras.
Antigo moinho - Museu das Graças - Stª Quitéria de Frexeiras.
A devota provavelmente escreve seu nome e dos familiares nesta grande cruz de madeira (e pede graças), no Museu das Graças - Stª Quitéria de Frexeiras.
Rostos esculpidos em pedra - Museu das Graças - Stª Quitéria de Frexeiras.
Restos de fósseis no Museu das Graças - Stª Quitéria de Frexeiras.
Várias estátuas de santos e santas, por todas as paredes do Museu das Graças - Stª Quitéria de Frexeiras.
Museu das Graças - Stª Quitéria de Frexeiras.
Museu das Graças - Stª Quitéria de Frexeiras.
Museu das Graças - Stª Quitéria de Frexeiras.
Uma versão de São Francisco no Museu das Graças - Stª Quitéria de Frexeiras.
Oratório colorido na madeira, Museu das Graças - Stª Quitéria de Frexeiras.
Antigas chaleiras e ferros de passar roupas - Museu das Graças - Stª Quitéria de Frexeiras.
Sanfona, zabumbas, gamelas e outros artigos; Museu das Graças - Stª Quitéria de Frexeiras.
Cristaleiras e loiças de cerâmica - Museu das Graças - Stª Quitéria de Frexeiras.
Esculturas de madeira - Museu das Graças - Stª Quitéria de Frexeiras.
Antigas máquinas de costura, bem como as de escrever, no Museu das Graças - Stª Quitéria de Frexeiras.
As históricas bonecas de pano, levadas aí por causa das promessas - Museu das Graças - Stª Quitéria de Frexeiras.
Pilão e mão. Museu das Graças - Stª Quitéria de Frexeiras.
Museu das Graças - Stª Quitéria de Frexeiras.
Cabeça de gado e espingarda soca-tempero; Museu das Graças - Stª Quitéria de Frexeiras.
O Senhor morto, escultura em madeira - Museu das Graças - Stª Quitéria de Frexeiras.
Senhor Morto - Museu das Graças - Stª Quitéria de Frexeiras.
Diversos artigos religiosas a venda, em inúmeras barracas nas laterais das duas principais ruas do Povoado Stª Quitéria de Frexeiras, no município de São João - PE.
Povoado Stª Quitéria de Frexeiras, no município de São João - PE.
Foguetes a venda, no Povoado Stª Quitéria de Frexeiras, no município de São João - PE.
É comum a presença de vários pedintes, idosos ou com crianças - Povoado Stª Quitéria de Frexeiras, no município de São João - PE.
A "casa das promessas", onde está a milagrosa Stª Quitéria de Frexeiras, no município de São João - PE.
Vários são os "elementos prometidos e levados em promessa", pelos devotos, para o Povoado Stª Quitéria de Frexeiras, no município de São João - PE.
Padre Cícero e Frei Damião, compõem o "santuário". Povoado Stª Quitéria de Frexeiras, no município de São João - PE.
Devoto a janela - Povoado Stª Quitéria de Frexeiras, no município de São João - PE.
Devotos de várias cidades e regiões, no Povoado Stª Quitéria de Frexeiras, no município de São João - PE.
Imagem original, vinda de Portugal, da Stª Quitéria de Frexeiras, no município de São João - PE.

Povoado Stª Quitéria de Frexeiras, no município de São João - PE.
Um mosaico de promessas e graças alcançadas no Povoado Stª Quitéria de Frexeiras, no município de São João - PE.
Um mosaico de promessas e graças alcançadas no Povoado Stª Quitéria de Frexeiras, no município de São João - PE.
Um verdadeiro mosaico de promessas e graças alcançadas no Povoado Stª Quitéria de Frexeiras, no município de São João - PE.
Um mosaico de promessas e graças alcançadas no Povoado Stª Quitéria de Frexeiras, no município de São João - PE.
Um mosaico de promessas e graças alcançadas, por pessoas de várias castas e origens; no Povoado Stª Quitéria de Frexeiras, no município de São João - PE.
Um mosaico de promessas e graças alcançadas no Povoado Stª Quitéria de Frexeiras, no município de São João - PE.
Um mosaico de promessas e graças alcançadas no Povoado Stª Quitéria de Frexeiras, no município de São João - PE.
Um mosaico de promessas e graças alcançadas no Povoado Stª Quitéria de Frexeiras, no município de São João - PE.
Devotos acendem velas em sinal de entrega e graça - Povoado Stª Quitéria de Frexeiras, no município de São João - PE.
Povoado Stª Quitéria de Frexeiras, no município de São João - PE.
Morador solta foguetes: é festa todo o mês de setembro, no Povoado Stª Quitéria de Frexeiras, no município de São João - PE.
Povoado Stª Quitéria de Frexeiras, no município de São João - PE.
Quase na hora do retorno do Povoado Stª Quitéria de Frexeiras, no município de São João - PE, para Palmeira dos Índios - AL.

[1]              Disponível em: http://www.ferias.tur.br/informacoes/5438/sao-joao-pe.html Acesso em: setembro de 2012.
[2]              Disponível em: http://www.maltanet.com.br/literatura/exibe.php?id=532 Acesso em: setembro de 2012.

Imagem impressa, da amplamente milagrosa Stª Quitéria de Frexeiras.